segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Heptacampeões estreiam-se com vitória


O FC Porto venceu, no sábado, o TATRAN Presov por 33-23 no encontro inaugural do grupo C da EHF Champions League, disputado no Dragão Caixa. Foi a melhor entrada possível dos Dragões na competição, contra um adversário que é campeão da Eslováquia, numa partida em que se destacaram Quintana (com um punhado de defesas de elevada dificuldade), Yoel Cuni Morales e Gilberto Duarte (ambos com seis golos).

A primeira parte foi bastante disputada até à primeira diferença de dois golos entre as equipas, à passagem dos doze minutos, com um golo de Daymaro Salina a dar o 6-4 para os Dragões. Até esse momento, as equipas estudavam-se mutuamente e nenhuma permitia veleidades à outra, com os árbitros a exibirem um critério rígido, o que deu origem a três exclusões nos primeiros 18 minutos. Os Dragões descolaram no marcador aos 20 minutos, estabelecendo pela primeira vez uma diferença de quatro golos (11-7), e aos 24 surgia a maior diferença da primeira metade, com os portistas a liderar por 14-9. Até ao final do período, no entanto, os eslovacos esboçaram uma reacção e diminuíram para 14-11 (resultado ao intervalo), numa primeira metade em que Gilberto Duarte, que terminou o jogo com seis golos, era o melhor marcador dos Dragões, com três remates bem sucedidos.



É impossível falar da segunda parte sem referir os dois grandes protagonistas, um numa baliza e outro noutra: Quintana fez uma exibição soberba nas redes azuis e brancas, num verdadeiro muro que se ergueu perante o campeão eslovaco, enquanto Yoel Cuni Morales mostrava faro pelo golo diante da baliza eslovaca, com cinco remates certeiros apenas nesta metade (seis no total). Uma hipotética reacção do adversário ficou irremediavelmente comprometida com o parcial de 5-0 que os portistas alcançaram entre os 9 e os 13 minutos, catapultando o resultado para 24-17 e dando uma boa vantagem que os Dragões souberam optimizar. A equipa eslovaca foi desmotivando, os heptacampeões nacionais elevando a qualidade do seu jogo defensivo e ofensivo e avolumando o resultado, sendo que a maior diferença atingida foi mesmo no fim do jogo, com os dez golos de vantagem demonstrados no resultado final de 33-23. Nota também para a entrada assertiva de Nuno Roque e António Areia que, com duas excelentes prestações, contribuíram decisivamente para a vitória.


Os azuis e brancos têm o próximo jogo no Campeonato Fidelidade Andebol 1 na quarta-feira, pelas 21h00, no Dragão Caixa (com transmissão no Porto Canal), enquanto o próximo compromisso para a EHF Champions League está marcada para sábado, dia 27, às 17h00 (hora de Portugal Continental) frente ao La Rioja, no Palacio de los Deportes de La Rioja, em Logroño, Espanha.

IN « fcporto.pt »

Sem comentários:

Enviar um comentário