Ricardo Costa: “Temos de ser inteligentes”
Após a vitória sobre o TATRAN Presov, os Dragões defrontam os espanhóis do La Rioja na 2.ª jornada da Liga dos Campeões.
O jogo entre os espanhóis do La Rioja e o FC Porto, da 2.ª jornada do grupo C da Liga dos Campeões da EHF, será um confronto entre duas equipas que utilizam “mais a inteligência do que a força”. Por isso, na antevisão do encontro – que se disputa este sábado, às 17h00 de Portugal Continental, no Palacio de los Deportes de La Rioja, em Logroño, com transmissão em directo no Porto Canal –, o treinador Ricardo Costa frisou precisamente o aspecto táctico e a necessidade de tomar as melhores decisões, em detrimento da vertente mais física do andebol.
“Temos de ser inteligentes para estar ao mesmo nível. Será um jogo completamente diferente daquele que fizemos com o TATRAN Presov, porque é uma equipa que joga de forma mais táctica e colectiva. É sempre muito difícil vencer em sua casa, é um ambiente muito complicado. Estive lá várias vezes pelo Ademar León, como jogador, e trata-se de um público muito conhecedor. Ano após ano têm terminado a Liga espanhola em segundo lugar, sendo que o primeiro está quase destinado ao Barcelona. Com certeza esperamos um jogo muito difícil”, previu Ricardo Costa.
O La Rioja terminou no segundo lugar do seu campeonato nos dois últimos anos e, em 2014/15, chegou também aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Esta temporada leva quatro vitórias em quatro jornadas, estando a par do FC Barcelona na frente da classificação. Porém, perdeu na primeira jornada da Champions, no terreno do Chekhovskie Medvedi, o que torna esta partida ainda mais importante para a formação de Logroño, clara candidata a avançar para a fase a eliminar. “Procuramos explorar as debilidades dos nossos adversários e nisso assenta a nossa filosofia de jogo. Mas também temos o nosso ADN e não o podemos abandonar em função das outras equipas”, reforçou o treinador azul e branco, que confessou que se identifica com muitas das ideias do conjunto orientado por Jota González.
Ricardo Costa também admitiu que a vitória clara frente ao TATRAN Presov trouxe mais confiança aos heptacampeões nacionais, algo com que o central Rui Silva, um dos reforços dos Dragões para 2015/16, concordou. “Eles têm um andebol muito parecido com o nosso, de inteligência. Estes são jogos diferentes daqueles a que estamos habituados e qualquer atleta gosta de jogar a Liga dos Campeões, que é o maior palco do mundo do andebol. Sabemos da nossa qualidade e valor, se bem que tenhamos uma grande equipa pela frente. Vamos com a máxima força e uma vontade de ganhar enorme”, declarou.
IN « fcporto.pt »
Sem comentários:
Enviar um comentário