quinta-feira, 30 de abril de 2015

FC Porto critica escolha de João Capela para jogo do Benfica


Os dragões reagiram com ironia e sarcasmo à escolha de João Capela para dirigir o jogo do líder em Barcelos, numa reedição da escolha para o jogo da primeira volta, no qual o Benfica ganhou por 1x0 num golo polémico.

«João Capela foi premiado com uma segunda oportunidade para apitar o Gil Vicente-Benfica, depois de no jogo na Luz ter 'feito' o resultado, com aquele fora-de-jogo que até o Barbas assinalava. Capela é uma espécie de Rei Midas do Benfica, que em 12 jogos arbitrados pelo juiz lisboeta ganhou 11, empatou um, marcou 28 golos e não sofreu nenhum. Sim, nem um para amostra. Há, de facto, estatísticas maravilhosas, de fazer corar de vergonha o Bruno Paixão», escreveram os azuis e brancos no Dragões Diário.

 Recorde-se que a escolha de João Capela também já tinha sido criticada pelo presidente dos gilistas, António Fiúza, esta semana.

Quintana e Gilberto em destaque na vitória de Portugal


Selecção nacional de andebol bateu a Ucrânia por 32-26 e continua na lutar pelo apuramento para o Europeu​.

​A selecção portuguesa de andebol venceu, na tarde desta quinta-feira, a Ucrânia por 32-26, em jogo da terceira jornada do grupo cinco da fase de qualificação para o Campeonato da Europa, que se disputa em 2016, na Polónia. Os portistas Alfredo Quintana, Gilberto Duarte e João Ferraz integraram o sete inicial da equipa das quinas, num jogo que contou também com a participação de Hugo Santos.

A jogar em casa, os ucranianos adiantaram-se no marcador, mas Portugal rapidamente passou para a frente, com a ajuda preciosa de Quintana que, em menos de seis minutos, defendeu dois livres de sete metros, em menos de seis minutos. O intervalo chegou com a equipa orientada por Rolando Freitas a ganhar por 17-12, com o último golo português a ter a assinatura de Gilberto Duarte, num livre de nove metros já com o tempo de jogo esgotado.
Octávio Machado: «Época com muito dinheiro e pouca inteligência»



Octávio Machado admitiu, esta quinta-feira, que Lopetegui tem condições para continuar no FC Porto na próxima temporada mesmo sem ganhar troféus.

De visita ao Estoril Open, o ex-treinador considerou, no entanto, que se o "Benfica for campeão fica provado que esta época foi planeada com muito dinheiro e pouca inteligência".

IN « record.pt »

Tozé: «Já aconteceu vantagens serem perdidas nas últimas jornadas»


Tozé, médio do FC Porto que está cedido ao Estoril, ainda acredita na possibilidade de os dragões vencerem a Liga. “Até acabar o campeonato tudo é possível. Já aconteceu em anos anteriores as vantagens serem perdidas nas últimas jornadas. É nesse sentido que o FC Porto tem de trabalhar, para vencer os seus jogos e esperar que o Benfica escorregue”, explicou o médio, de visita ao Estoril Open, garantindo: “tenho falado com os jogadores, que estão bem e continuam confiantes. É natural, depois de resultados negativos, o moral baixar um bocado mas eles continuam confiantes.”

O grande investimento esta época não obrigava os dragões a vencerem, segundo Tozé. “No FC Porto, o grau de exigência será sempre o mais elevado”, afirmou.  Quanto à continuidade de Lopetegui, comentou: “Penso que sim, não me cabe a mim decidir, mas o presidente tomará a melhor decisão, como sempre fez.”


Três portistas nos Jogos Europeus


O treinador José Silva e as atletas Maria Francisca Cabral e Ana Rita Faria foram convocados para representar a selecção nacional de natação nos Jogos Europeus de Baku, que vão decorrer entre 18 e 30 de Junho, na capital do Azerbeijão.

Os portistas fazem parte da equipa que se sagrou heptacampeã nacional feminina nos Campeonatos Nacionais de Clubes, que decorreram no fim-de-semana de 11 e 12 de Abril.

IN « fcporto.pt »

Bino: “Esperamos entrar fortes nesta fase decisiva”


Sub-17 estreiam-se na fase final do Campeonato Nacional de Juniores B no terreno do Nacional (sábado, 11h00)​.

Será no Cristiano Ronaldo Campus, terreno do Nacional (sábado, 11h00), que o FC Porto se vai estrear na fase final do Campeonato Nacional de Juniores B, disputada num mini-campeonato entre quatro equipas. Para além dos madeirenses, Benfica e Vitória de Setúbal também disputam o título, numa corrida que Bino prevê ser “muito competitiva”. Para já, o treinador dos Sub-17 pensa numa entrada a vencer na fase de apuramento de campeão, que poderá ser “muito importante”.
«Seja Lopetegui ou Mourinho, um ano sem ganhar é desagradável»  Jorge Andrade


O antigo internacional português Jorge Andrade diz que Julen Lopetegui pode não ter o lugar assegurado no comando do FC Porto, pois um ano no clube sem vencer nada é «desagradável».

«Em todas as equipas, quando não se atingem os objetivos, o treinador é sempre o principal visado e um ano no FC Porto sem ganhar nada, seja Lopetegui ou Mourinho, é desagradável», afirmou o antigo central dos dragões em declarações à TSF.

Acerca do desentendimento entre o técnico dos azuis e brancos com Jorge Jesus, Jorge Andrade considerou que foi um ato de frustração por parte do treinador espanhol.

«É um ato de frustração por parte do treinador do FC Porto e quem saiu a ganhar foi o Jesus, que fez bem em desvalorizar o que aconteceu. Mas são coisas do futebol, o trabalho que foi feito ao longo da época é que conta e sabem que se não ganharem nada, terão o lugar em perigo», referiu.

IN « abola.pt »

Lopetegui prepara mexidas no Bonfim


Julen Lopetegui deverá promover várias alterações no onze do FC Porto no jogo com o Vitória de Setúbal (domingo, às 19.15 horas), no Estádio do Bonfim.

Segundo A BOLA, Ricardo Pereira está na linha da frente para ocupar a vaga de Danilo – cumpre um jogo de castigo – no lado direito da defesa, perspetivando-se igualmente os regressos de Herrera e Óliver ao onze.

No ataque, Quaresma, Brahimi, Hernâni ou até Adrián López – totalmente recuperado de uma lesão muscular - são as opções para apoiar Jackson Martínez.

Fernando: “Faltam-nos quatro finais”


Depois da segunda goleada da época sobre o Benfica​, na jornada passada, a equipa de Sub-19 do FC Porto precisa de somar oito pontos nas quatro jornadas que restam do Campeonato Nacional de Juniores A para conquistar o título que foge há quatro anos. O lateral Fernando Fonseca admite que é difícil não pensar nessas contas, mas garante que os Dragões vão encarar cada jogo como se de uma final se tratasse. O próximo é já esta sexta-feira frente ao Nacional (11h00), no Ronaldo Futebol Campus, na Choupana, relativo à 11.ª jornada da fase final da competição.

“É um bocado complicado não pensar nisso, mas temos que encarar cada jogo como se tratasse de uma final. Temos que dar tudo, porque sabemos que o nosso objectivo está muito próximo. Faltam-nos quatro finais”, diz o defesa portista, em declarações ao www.fcporto.pt e ao Porto Canal.

Fernando alerta, no entanto, para as dificuldades que a equipa de António Folha vai encontrar na Madeira. “O Nacional é uma equipa forte, que joga bem perante os seus adeptos, mas nós vamos dar tudo, porque o título está perto e queremos muito ser campeões”, sublinha Fernando.

IN « fcporto.pt »

Luís Castro: “Nestes jogos a motivação é natural”


Treinador espera um jogo de ataque entre FC Porto B e Sporting B, na 42.ª jornada da Segunda Liga (sábado, 15h00).

As cinco últimas jornadas da Segunda Liga reservam um minicampeonato entre as equipas B. O primeiro adversário do FC Porto B é o Sporting B, este sábado (15h00), no Estádio Luís Filipe Menezes, num jogo que Luís Castro prevê que seja aberto, com as duas equipas à procura do golo, e em que a motivação é intrínseca. Afinal, trata-se de um clássico, mesmo que seja entre duas formações secundárias.

“É natural que a motivação para os clássicos, mesmo que sejam entre equipas B, seja diferente dos outros jogos. Não é necessário que os treinadores intervenham tanto, porque a motivação é natural, mexe com os jogadores e eles preparam-se interiormente para o jogo. Essa dimensão psicológica arrasta todas as outras dimensões, a física, a técnica e a táctica”, explica Luís Castro, em declarações ao www.fcporto.pt e ao Porto Canal.
Mães com entrada gratuita no Museu este domingo


Dia da Mãe é celebrado com promoção que inclui ainda a oferta de uma fotografia digital.

Este domingo, 3 de Maio, no Dia da Mãe, as mães não pagam entrada no Museu FC Porto by BMG, desde que acompanhados por filhos pagantes. O espaço vai estar aberto dentro do horário habitual, entre as 10h00 e as 19h00.

Para usufruir da promoção, os visitantes devem dirigir-se à recepção/bilheteira, identificando-se de forma a comprovar os laços familiares. O Museu também oferece uma fotografia digital a cada mãe para assinalar o momento.

Pode consultar aqui a programação de Maio do Museu FC Porto by BMG. 


IN « fcporto.pt »

Tello continua a ser o único ausente


Foi com 25 jogadores que o plantel às ordens de Julen Lopetegui continuou a preparar a visita ao Vitória de Setúbal, agendada para domingo, às 19h15, no Estádio do Bonfim. No ensaio desta quinta-feira, que decorreu no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, o técnico espanhol apenas não teve à disposição o avançado Cristian Tello, que se limitou a realizar tratamento à rotura muscular na face posterior da coxa direita.

Os Dragões voltam ao trabalho esta sexta-feira, pelas 10h30, desta vez à porta fechada. Às 13h00, realiza-se a conferência de imprensa de antevisão do jogo da 31.ª jornada da Liga NOS, com o treinador Julen Lopetegui, que pode seguir em directo no Twitter do FC Porto e no Porto Canal.

IN « fcporto.pt »

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Bursaspor negoceia a continuidade de Josué


Josué assumiu um papel de destaque no onze do Bursaspor e o clube turco pretende assegurar a continuidade do médio que pertence ao FC Porto. O jogador português esteve em 25 partidas na Liga da Turquia, marcando 5 golos. 

 Recep Bolukbasi, presidente do Bursaspor, revelou os detalhes das negociações, intermediadas pelo empresário de Josué. 

«Já tivemos conversas com o empresário de Josué, eles queriam 5 milhões de euros mas conseguimos baixar para os 2,5 milhões. Ainda estamos em negociações e também podemos acertar outro período de empréstimo. Vamos ver», disse o dirigente à agência de notícias DHA. 

 O médio tem atualmente 24 anos e está vinculado ao FC Porto até 2017. 

«Pedi ao mister se podia fazer o chapéu do meio campo e saiu perfeito»

Leandro Silva em entrevista ao Maisfutebol


Leandro Silva, médio de 20 anos do FC Porto B, anda nas bocas do futebol europeu: na Premier League Internacional Cup fez um hat-trick, mas fez sobretudo um grande golo do meio campo, num chapéu perfeito.
 
Em entrevista ao Maisfutebol, o jovem jogador recorda como foi aquele momento de inspiração e conta todos os pormenores de um grande golo.
 
Aquele golo quase do meio campo... o que foi aquilo? Momento de inspiração?
Já tinha reparado durante o jogo que o guarda-redes, quando a bola se encontrava no nosso meio campo, estava sempre muito adiantado. Um minuto antes de dar o chapéu fui ao banco e perguntei ao mister Luís Castro se lhe podia tentar fazê-lo.
 
E ele, o que respondeu?
Ele respondeu-me que sim. E eu fiz o chapéu.
 
«O que Gonçalo Paciência está a viver é o sonho de todos nós»

Leandro Silva em entrevista ao Maisfutebol


Leandro Silva, médio de 20 anos do FC Porto B, anda nas bocas do futebol europeu: na Premier League Internacional Cup fez um hat-trick, mas fez sobretudo um grande golo do meio campo, num chapéu perfeito.
 
Em entrevista ao Maisfutebol, o jovem diz que o feito frente ao Fulham lhe garantiu muitos contactos, sobretudo de empresários que querem saber tudo, e que as chamadas não lhe subiram à cabeça: o sonho chama-se FC Porto.
 
Um golo do meio campo - e um hat-trick, numa prova internacional como a Premier League Cup - pode mudar alguma coisa na sua vida?
Penso que sim, porque é uma competição com muita visibilidade. Nem eu pensei que tivesse tanta. Recebi muitas abordagens, vários empresários já me ligaram. Isso é bom para mim, porque também me valoriza, e é isso que nós jogadores queremos.
 
Essas chamadas eram para quê?
Recebi muitas chamadas de agentes, a perguntar por mim, queriam saber quem eu era, qual era a minha situação contratual, como era o meu contrato, enfim...
 
Abriram-se muitas portas, é isso?
Sim, penso que sim. Mas o que eu quero é ficar no FC Porto. O meu sonho é chegar à equipa principal. Estou no FC Porto há dez anos e é no FC Porto que quero jogar. É o meu clube e é o clube que eu mais quero.
O portista ferrenho que foi pai a jogar com o Benfica

Leandro Silva em entrevista ao Maisfutebol


Leandro Silva, médio de 20 anos do FC Porto B, anda nas bocas do futebol europeu: na Premier League Internacional Cup fez um hat-trick, mas fez sobretudo um grande golo do meio campo, num chapéu perfeito.
 
Em entrevista ao Maisfutebol, o jovem jogador recorda a carreira desde que começou com nove anos a fazer mais de cem quilómetros por dia para ir treinar à Constituição.
 
Confessa-se como portista ferrenho e lembra que quando a filha nasceu já estava em Lisboa para defrontar o Benfica: preferiu ficar para jogar o clássico.
 
O Leandro está há dez anos no FC Porto. Como é que tudo começou?
Eu sou de Castelo de Paiva e jogava no clube da minha terra, o Paivense. Vim para o FC Porto com nove anos. Os treinos na altura eram na Constituição.
 
Foi viver para o Porto?
Não, a minha mãe levava-me todos os dias aos treinos, esperava por mim no carro duas ou três horas, o tempo que o treino durasse, e depois voltávamos. Estudava em Castelo de Paiva, às seis da tarde saíamos para o Porto e chegávamos a casa às dez e tal da noite.
 
Krasnodar quer manter Izmailov

médio russo está ligado ao FC Porto até 2016


Mesmo que só tenha marcado um golo nos 26 jogos oficiais que disputou esta temporada, Marat Izmailov está a convencer dirigentes, treinadores e adeptos do Krasnodar, clube russo que o recebeu por empréstimo do FC Porto até ao final da presente temporada. Por isso mesmo, o 2.º classificado do campeonato do referido país do Leste europeu pretende avançar para a compra do extremo que está contratualmente ligado aos dragões até 2016. Nesse sentido, de acordo com informações veiculadas na Rússia, os dirigentes do Krasnodar já têm viagem marcada para Portugal e esperam abertura do FC Porto para negociar o jogador, já no próximo mês de maio.

Maio com Brilho Universal e Museu aberto à noite


​Grandes conquistas do Dragão e Dia Internacional dos Museus em destaque na agenda do mês.

​No mês das grandes conquistas do FC Porto na UEFA, as memórias da Taça dos Campeões Europeus de 1986/87, Taça UEFA de 2002/03, Liga dos Campeões de 2003/04 e Liga Europa de 2010/11 (patentes na área expositiva Brilho Universal) vão inspirar momentos imperdíveis no Museu FC Porto by BMG. Em Maio, as surpresas vão ser muitas e convidam a estar atento à programação, na qual se destaca a comemoração do Dia Internacional dos Museus (DIM), que se assinala no dia 18.

Imperdível, no dia 16, será a visita orientada pelo historiador Joel Cleto, numa abordagem cultural e educativa ao passado azul e branco. A agenda de Maio reserva ainda extraordinárias actividades na Terra do Dragão, começando desde logo pelos dias 2 e 3, sábado e domingo. O espaço do serviço educativo celebra o Dia da Mãe com fantásticos momentos de partilha: à divertida e pedagógica oficina Mãe Dragão, junta-se a magia de Música com Grávidas e Música com Dragõezinhos. No dia 18, numa segunda-feira de excepção, o Museu FC Porto by BMG abre ao público também durante a manhã, a partir das 10h00.
Ricardo Barreiros: “Esperamos que à terceira seja de vez”


Ricardo Barreiros está na sua terceira época ao serviço do FC Porto Fidelidade e participa pela terceira vez na final a quatro da Liga Europeia, sendo que as duas experiências anteriores se saldaram por derrotas no encontro decisivo. Antes disso, em 2011 e 2012, sagrou-se bicampeão europeu ao serviço do Liceo da Corunha, por isso o hoquista sabe do que fala. Na antevisão da disputa da edição de 2015, em que os Dragões defrontam na meia-final os catalães do Vic (sábado, 16h00 de Portugal Continental, com transmissão em directo no Porto Canal), o avançado garantiu que as tentativas falhadas de reconquista de um troféu que escapa há 25 anos não aumentam a pressão sobre o plantel.

“Sentimos sempre que pode ser o ano do FC Porto na Europa. O facto de nos últimos anos termos estado sempre presentes, eliminado equipas que eram possíveis candidatas, mostra que é legítimo aspirar a conquistar a taça seja em que ano for. Vai ser a terceira participação e esperamos que à terceira seja de vez”, afirmou Ricardo Barreiros, em declarações á comunicação social no Dragão Caixa. O jogador sublinhou que a “a confiança tem de estar no máximo”, porque “só ganha quem lá está” e os Dragões somam oito presenças na fase decisiva da principal competição europeia de clubes nos últimos dez anos. “Esta competição não é novidade nenhuma e a pressão é igual á de todos os anos. A vontade de vencer é que nos dá pressão”.
Tó Neves: “Acredito que podemos chegar a mais uma final”


​O técnico Tó Neves assumiu que o foco do FC Porto Fidelidade está “em poder vencer o Vic e estar na final” da Liga Europeia, cuja final a quatro se disputa sábado e domingo, no PalaSind, em Bassano del Grappa, em Itália. Nesta quarta-feira, em conferência de imprensa de antevisão da fase final da competição, o treinador revelou que a equipa espanhola, actual terceira classificada da Liga espanhola, é “bastante competente” e “muito homogénea”, esperando um “jogo repartido” frente ao conjunto do país vizinho.

“Nos últimos anos temos sido, em termos europeus, uma equipa bastante competente e temos conseguido chegar à final desta competição. O nosso foco está em vencer o Vic e estar novamente nessa fase, sabendo que só chegam à final a quatro as equipas mais fortes. Se, no ano passado, nos calhou o Vendrell na meia-final - uma equipa que havia ganho a Taça do Rei e que tinha eliminado o Barcelona nessa competição -, este ano vamos ter novamente no nosso caminho a equipa que venceu a Taça do Rei. É uma equipa bastante competente e penso até que é um pouco superior ao nosso adversário do ano passado”, disse Tó Neves. 
Quaresma arrecada 100 mil euros caso jogue frente ao V. Setúbal


Foi revelado pelo Diário de Notícias que, por cada 20 jogos realizados pelo internacional português, haverá uma bonificação de 100 mil euros.

 Neste sentido, esta será, caso Lopetegui o utilize num dos quatro últimos jogos do campeonato, a segunda vez que tal acontece este ano.

 Quaresma regista 39 partidas de dragão ao peito em 2014/2015, pelo que a próxima significará que a tal cláusula será acionada.

Brahimi acredita no título


O empate no clássico com o Benfica, que manteve o FC Porto a três pontos do primeiro lugar da Liga, não abalou a confiança de Yacine Brahimi na conquista do título.

«Motivados para os jogos que se seguem. O Campeonato ainda é possível», escreveu o médio argelino no Twitter, esta quarta-feira, a acompanhar uma fotografia.

V. Setúbal (fora), Gil Vicente (casa), Belenenses (fora) e Penafiel (casa) são os derradeiros compromissos dos dragões na presente edição da Liga.

Tello mais longe do Bonfim


O plantel do FC Porto realizou esta quarta-feira mais um treino de preparação com vista ao encontro do próximo domingo com o Vitória de Setúbal, referente à 31.ª jornada da Liga.

O espanhol Cristian Tello continua sem aparecer no relvado, seguindo em tratamento para recuperar de uma rotura muscular, a mesma lesão contraída por Gonçalo Paciência ao serviço da equipa B. O jovem avançado português, que tem trabalhado com o plantel principal, também não subiu ao campo de treinos do Olival. 

Ambos deverão falhar a deslocação ao Bonfim, onde Julen Lopetegeui também não poderá contar com o lateral Danilo, que vai cumprir um jogo de suspensão.

Monterrey está interessado em Diego Reyes


O Monterrey, clube da primeira divisão mexicana, está interessado em Diego Reyes, central que continua sem convencer no FC Porto. Segundo a imprensa asteca, o treinador António Mohamed já deu indicações à direção do clube para conversar com os representantes do jogador. Porém, a prioridade de Reyes, caso não continue no Dragão, é permanecer na Europa.



Interesse do Milan não desvia Lopetegui


O AC Milan apareceu ontem como interessado nos serviços de Julen Lopetegui, noticias que não demovem o treinador basco de levar para a frente o contrato que tem com o FC Porto.

Além da vontade pessoal de prosseguir a carreira no Dragão, Lopetegui tem a seu lado o presidente Pinto da Costa, que defende em absoluto a continuidade do treinador, segundo A BOLA, isto apesar de a época de estreia estar praticamente condenada a terminar sem títulos.

Na terça-feira, a imprensa italiana colocou Lopetegui na rota do AC Milan, na condição de o multimilionário tailandês Bee Taechaubol conseguir ficar como acionista maioritário do clube. A entrada de Lopetegui estaria a ser alinhava entre Taechaubol e a Doyen, informação que obrigou a empresa de Nélio Lucas a reagir: «A notícia não tem qualquer fundamento».

IN « abola.pt »

terça-feira, 28 de abril de 2015

Doyen nega saída de Lopetegui para o AC Milan

Transferência para itália fora de hipótese


A Doyen Sports, liderada pelo empresário português Nélio Lucas, desmente que possa estar a intermediar a transferência de Julen Lopetegui, do FC Porto para o Milan, conforme tem sido noticiado por meios de comunicação italianos.

Fonte oficial da empresa disse a Record que a negociação do treinador do FC Porto para Itália, a pedido do tailandês Bee Taechaubol, que está a tentar comprar o clube milanês, não está a ser equacionada.

IN « record.pt »


Clássico vale multas a Benfica e FC Porto

NÃO FORAM ABERTOS INQUÉRITOS AOS TREINADORES


O Benfica e o FC Porto foram multados em 5.738 euros após o clássico de domingo, anunciou esta terça-feira o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, que não abriu qualquer processo aos treinadores dos clubes.

No final do jogo da 30.ª jornada, o treinador do Benfica, Jorge Jesus, e o do FC Porto, Julen Lopetegui, desentenderam-se, após uma acesa troca de palavras, mas o mapa de castigos do CD da FPF não menciona qualquer processo disciplinar aos técnicos.
Estará em marcha uma aproximação entre Benfica e FC Porto?


Os dois emblemas estarão mais próximos nos últimos tempos e, esta segunda-feira, dia depois do clássico entre os dois emblemas, elementos diretivos dos dois clubes terão estado em reunião.

 A notícia é dada pelo Record, à boleia do que foi revelado durante o programa Dia Seguinte, da SIC Notícias, com o jornal a garantir a existência dessa mesma reunião «para tratar de assuntos relacionados com a Liga», a qual terá sido liderada por Domingos Soares Oliveira (dirigente da SAD do Benfica) e por Antero Henrique (dirigente da SAD do FC Porto).

 Recorde-se que, na chegada de Luís Filipe Vieira à presidência dos encarnados, os dois clubes cortaram relações institucionais, muito porque a relação entre os dois líderes se tinha deteriorado (mantinham boas relações quando Vieira estava no Alverca).

 A escolha de Luís Duque para comandar a Liga de Clubes registou uma posição similar entre águias e dragões, o que acabou por encurtar as distâncias, agora ainda mais próximas.



Domingos e o clássico: «Parecia um pacto de não-agressão»


Domingos Paciência concorda que o clássico do passado domingo ficou «muito aquém» do que era esperado. 
   
«Parecia que existia um pacto de não-agressão», acrescentou, à margem do Fórum do Treinador, que se realiza em Santarém. 
   
«Houve poucas situações de golo, pouca adrenalina. Estes jogos costumam ter mais agressividade, costumam ter quezílias. Fiz muitos clássicos e acho que este não teve sabor, em relação ao que é a cultura do futebol português», reforçou o antigo jogador dos «dragões». 
   
Hulk: «Penso que Lopetegui deve ficar»


Hulk não esquece o FC Porto e não dá como perdida a época 2014/2015 para o dragão. 

 O ex-avançado azul e branco agora ao serviço do Zenit, deu uma entrevista ao jornal O Jogo na qual admitiu que é difícil mas que o FC Porto ainda pode ser campeão: «O título não é impossível, mas está difícil. Enquanto matematicamente houver hipóteses a equipa tem de continuar a acreditar e tenho a certeza de que é isso que vai acontecer.» 

 «Não é fácil uma equipa grande [Benfica] tropeçar duas vezes em quatro jornadas. Mas o futebol é rico em surpresas. Há dois anos também poucos acreditavam e depois foi o que se viu», justificou. 

 Elogiando o percurso azul e branco na Champions, e sustentando que o plantel portista é muito jovem, Hulk disse que o futuro será garantido se a equipa não se alterar muito e se Lopetegui continuar: «Penso que deve ficar. Fez uma grande campanha na Liga dos Campeões. Se ficar, vai estar melhor preparado na próxima época.» 

Esta entrevista pode-se ler na edição de hoje de O JOGO.

Marco Ferreira é o árbitro para a deslocação a Setúbal


Marco Ferreira, da Associação de Futebol da Madeira, foi o árbitro nomeado para o jogo frente ao Vitória de Setúbal, marcado para este domingo, às 19h15, no Estádio do Bonfim, a contar para a 31.ª jornada da Liga portuguesa. O juiz madeirense, que esta época apenas encontrou os azuis e brancos na goleada ao Paços de Ferreira, na 19.ª ronda, será auxiliado por Nélson Moniz e Sérgio Serrão.

Em 2014/15, Marco Ferreira já dirigiu 30 jogos, 13 deles no escalão principal, mostrando uma média de 5,54 cartões por encontro na Liga NOS. Em termos de cartões vermelhos, já exibiu 15 (dez na Primeira Liga, quatro na Segunda Liga e um na Taça de Portugal).

Domingos confia na recuperação do filho


O treinador acha que Gonçalo Paciência vai debelar a rotura muscular que sofreu ao serviço do FC Porto B a tempo do Europeu de sub-21 em junho próximo.

Domingos Paciência acredita que o seu filho Gonçalo vai recuperar a tempo de ser convocado por Rui Jorge para o campeonato da Europa de Sub-21, que se disputa em junho próximo na República Checa. O avançado do FC Porto sofreu uma rotura muscular na face posterior da coxa direita durante o jogo da equipa B dos dragões contra o Atlético, no passado domingo e esta terça-feira de manhã esteve a fazer tratamento.
Dragões participam em torneio na América do Norte


Paris Saint-Germain, Fiorentina, Red Bulls e América serão os adversários, em Julho.

O FC Porto vai participar, durante o mês de Julho, na International Champions Cup North America, um torneio que vai levar os Dragões ao Canadá, Estados Unidos e México. Os adversários serão os franceses do Paris Saint-Germain (18 de Julho, no BMO Field, em Toronto), os italianos da Fiorentina (24 de Julho, no Rentschler Field, em Hartford), os nova-iorquinos dos Red Bulls (26 de Julho, na Red Bull Arena, em Harrison) e os mexicanos do América (28 de Julho, no Estádio Azteca, na Cidade do México).

"Uma palavra de agradecimento para a organização pelo convite dirigido ao FC Porto. É um torneio importante, com várias equipas muito fortes. Será uma parte da nossa pré-época, durante a qual a prioridade é preparar a equipa para a temporada 2015/16. Os jogos amigáveis são um teste para o trabalho desenvolvido nessa fase. Teremos pela frente uma logística complexa, que teremos de estudar e planear ao pormenor para que o trabalho decorra como pretendemos”, declarou Rui Barros na conferência de imprensa de apresentação da prova, que decorreu esta terça-feira, em Nova Iorque. O treinador-adjunto representou os azuis e brancos ao lado de Jaime Teixeira, director de Relações Externas. 
Calendário da terceira fase do Nacional de Sub-17 está definido


Nacional, Benfica e Vitória de Setúbal serão os adversários dos Dragões na fase que define o campeão nacional.

Ficou definido esta terça-feira o calendário de jogos da terceira fase do Campeonato Nacional de Juniores B (Sub-17), após o sorteio realizado na sede da Federação Portuguesa de Futebol, em Lisboa. Nacional (segundo classificado da série Norte), Benfica (primeiro classificado da série Sul) e Vitória de Setúbal (segundo classificado da série Sul) discutem com os Dragões o título nacional, defrontando-se ao longo de seis jornadas.

O FC Porto venceu as duas fases anteriores da prova, com apenas uma derrota em 28 jogos. Na série Norte da segunda fase, que se concluiu no domingo, os azuis e brancos somaram 26 pontos (mais nove do que o Nacional), correspondentes a oito vitórias e dois empates. O último desses triunfos foi obtido frente ao Padroense.
"Jesus devia escrever mil vezes a palavra Lopetegui"


Jornal desportivo "AS" destaca o confronto entre os técnicos de Benfica e FC Porto, começando por dizer que o início da cena "poderia passar por um beijo ou uma tentativa"...

As picardias entre Jorge Jesus e Julen Lopetegui, no final do Benfica-FC Porto de domingo, foram esta terça-feira motivo de notícia em Espanha. O jornal "AS" noticia o confronto entre os dois técnicos, sublinhando que o do Benfica chamou "Lottopegui" ao do FC Porto em jeito de gozo.

"Desde há meses que o treinador do Porto lamenta o tratamento favorável que o Benfica recebe dos árbitros: 13 expulsões a jogadores adversários. Jorge Jesus ri-se das queixas e confunde voluntariamente o nome do seu adevrsário: 'Lottopegui'. É assim que chamam ao espanhol aqueles que criticam a imprevisibilidade dos seus onzes iniciais", escreve o jornalista daquele diário com sede em Madrid, que qualifica as cenas protagonizadas por ambos os treinadores como "um mau exemplo para as crianças e um sufoco para as forças da ordem"...
Em busca da terceira final consecutiva e do terceiro título


Se ultrapassar os catalães do Vic na meia-final da Liga Europeia, em Bassano del Grappa (sábado, 16h00 de Portugal Continental, com transmissão em directo no Porto Canal), o FC Porto atinge a final da Liga Europeia pelo terceiro ano consecutivo. Os Dragões – que partem esta sexta-feira para Itália – são, nos últimos dez anos, a segunda equipa com mais presenças na fase final da principal competição europeia de clubes. Apenas o FC Barcelona soma mais uma participação (nove) do que os azuis e brancos, sendo que os catalães estarão precisamente na outra meia-final (19h30), frente ao organizador, o Breganze, que requisitou para o evento o PalaSind, em Bassano del Grappa.

O FC Porto tem no seu palmarés dois títulos europeus (1985/86 e 1989/90), perseguindo por isso o terceiro há 25 anos. E oportunidades para isso não faltaram: depois de 1990, os portistas já estiveram presentes em sete finais, descontando-se aqui a temporada 2005/06, em que o FC Porto foi vice-campeão europeu numa disputa em formato de liguilha. O FC Barcelona tem sido a besta negra dos azuis e brancos, que perderam nas seis vezes em que defrontaram os catalães no encontro decisivo, sendo apenas uma delas (em 1984/85) anterior a 1990. Em 2014, em pleno Dragão Caixa, perdeu a final para o eterno rival...o Benfica.
"Helton deve renovar"


Vítor Baía, antigo titular da baliza portista defende que a idade do guardião brasileiro não tem qualquer significado e aborda a "luta" com Fabiano.

A troca de Fabiano por Helton foi a grande novidade de Lopetegui com o Benfica. A goleada com o Bayern Munique justificou a mudança, regressando à baliza um jogador experiente e já com largos anos no clube. "Não fiquei surpreendido", admitiu Vítor Baía em declarações a O JOGO, publicadas esta terça-feira. "O Helton e o Fabiano são dois grandes guarda-redes. É a tal dor de cabeça saudável para um treinador", destacou.

Apesar de Helton estar a poucos dias de completar 37 anos, Baía não tem dúvidas que o guarda-redes brasileiro tem condições para prolongar o contrato com o FC Porto, clube onde chegou em 2005, depois de um a passagem de três anos no Leiria. "Helton deve renovar", aconselha Vítor Baía, justificando a opinião.

IN « ojogo.pt »

Tulipa - "Aposta em Lopetegui deve manter-se"


Antigo jogador sublinha que oferecer três anos de contrato a um treinador é sinónimo de confiança nele.

"Quem está por dentro terá melhor capacidade para avaliar. Mas quando se aposta num treinador estrangeiro e se lhe oferece três anos de contrato é porque se acredita no trabalho dele", refere Tulipa, em entrevista publicada esta terça-feira pela edição impressa e e-paper de O JOGO.

"O FC Porto não é um clube de muitas mudanças. Lopetegui terá chegado a Portugal sem conhecer a realidade do nosso futebol, mas a equipa é jovem, tem margem para crescer", acrescenta o agora treinador e comentador, para rematar com aquilo que julga ser a melhor opção: "A estrutura e os adeptos gostam de ganhar e não estão habituados a estar dois anos sem vencer. Mas se ele quiser continuar, acho que a aposta se deve manter".

IN « ojogo.pt »

"Lopetegui fez algo impensável"


Javier Arbizu, cozinheiro das seleções espanholas, onde trabalhou com o técnico dos dragões, entende que este seria "o técnico ideal para a Real Sociedad".

O empate no Estádio da Luz deixou a conquista do campeonato um pouco mais complicada para o FC Porto, mas a campanha dos dragões na Liga dos Campeões merece fortes elogios em Espanha. "Críticas? Está num país e numa liga diferentes. Levou muitos jogadores novos, mas construiu uma equipa e vejam a Champions que realizou. Deu mais um passo na sua carreira de treinador. Um passo de gigante. Para o FC Porto era algo impensável apenas há alguns meses", sublinhou Javier Arbizu, cozinheiro da seleções espanholas, onde trabalhou com Lopetegui, ao "Diario Vasco", reforçando: "Já está na montra mundial."

IN « ojogo.pt »

Lopetegui na agenda de futuro dono do Milan


Julen Lopetegui poderá ser o escolhido de Bee Taechaubol, empresário tailandês que se prepara para adquirir o Milan, para assumir o comando técnico da equipa italiana na próxima época.

Segundo os portais TMW e Tuttomercato, o treinador dos azuis e brancos é o alvo prioritário de Taechaubol para devolver os `rossoneri` à glória de outrora.

A notícia adianta ainda que a contratação do técnico espanhol de 48 anos será participada pelo fundo de investimentos, a mesma fonte garante que o investidor já iniciou contactos no sentido de assegurar o técnico espanhol do FC Porto, sendo referido que os mesmos têm sido feitos junto do fundo de investimento Doyen Sports, através do diretor, o português Nélio Lucas.