terça-feira, 29 de setembro de 2015

Maicon: “Temos de estar concentrados e unidos”


Central brasileiro acredita que o FC Porto pode bater o Chelsea no Estádio do Dragão.

​Ao lado de Julen Lopetegui no Auditório José Maria Pedroto, Maicon fez o lançamento do FC Porto-Chelsea desta terça-feira (19h45), no Estádio do Dragão, e reconheceu que os Dragões terão “um jogo difícil” frente aos londrinos, que têm “uma equipa de grande qualidade”. O central e capitão portista deu o mote para o triunfo na segunda jornada da Liga dos Campeões, prometendo uma equipa preparada “para dar uma boa resposta”.

“Sabemos que amanhã vai ser um jogo difícil, pois vamos defrontar uma equipa de grande qualidade. Temos de estar concentrados e unidos para conseguirmos vencer. Sabemos o que temos de fazer e é importante estarmos concentrados para neutralizar o ataque do Chelsea, por isso temos de defender bem. O Chelsea tem jogadores de excelente qualidade e acredito que vai colocar-nos muitos problemas, mas estamos preparados para dar uma boa resposta”, declarou Maicon na conferência de imprensa que se seguiu ao treino desta segunda-feira, realizado no Estádio do Dragão.
Lopetegui: “Não olhamos para trás”


Treinador promete uma equipa “no limite” das suas capacidades para bater o Chelsea (terça-feira, 19h45).

Julen Lopetegui gostaria de oferecer uma “prenda aos adeptos”, um dia depois das comemorações do 122.º aniversário do FC Porto: uma vitória frente ao Chelsea, em jogo da 2.ª jornada do grupo G da Liga dos Campeões (terça-feira, 19h45, no Estádio do Dragão). No entanto, os Dragões terão de estar “no limite” dos seus níveis “técnicos, físicos e emocionais” para bater a formação treinada por José Mourinho. E os últimos encontros – nomeadamente o empate no terreno do Moreirense, na sexta-feira – são “pré-história”, porque o foco está “no presente”.

“O potencial do Chelsea é enorme, têm jogadores e um treinador de máximo nível, com muita experiência. Mas temos muita esperança e ambição, isso ninguém nos vai tirar. Se queremos vencer teremos de fazer um grande jogo e uma boa exibição, porque o rival nos vai obrigar a chegar ao limite”, afirmou o técnico, que falou no Auditório do Museu FC Porto by BMG, onde decorreu esta segunda-feira a conferência de imprensa de antevisão do encontro, que assim se integrou nas celebrações do segundo aniversário do espaço e do 122.º do clube. O presidente Jorge Nuno Pinto da Costa e o CEO Antero Henrique também estiveram na plateia.
Sérgio Oliveira, Evandro e Bueno nos convocados para o jogo com o Chelsea


As entradas dos médios Sérgio Oliveira e Evandro e do avançado Alberto Bueno são as novidades da lista de convocados de Julen Lopetegui para o jogo frente ao Chelsea, agendado para terça-feira, às 19h45, no Estádio do Dragão, referente à segunda jornada do grupo G da Liga dos Campeões. Em relação aos eleitos para a partida em Moreira de Cónegos, ficam de fora das escolhas do técnico o médio Herrera e o avançado Varela.

Na sessão de trabalho desta segunda-feira, que decorreu no Estádio do Dragão, Julen Lopetegui já contou com Brahimi, apto, e também com João Costa, guarda-redes do FC Porto B, enquanto Raúl Gudiño treinou com os "bês". O FC Porto volta a treinar esta terça-feira, pelas 11h00, desta vez no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, e à porta fechada.

Lista de 19 convocados: Helton e Casillas (guarda-redes); Maxi Pereira, Martins Indi, Maicon, Marcano, Rúben Neves, Brahimi, Aboubakar, Dani Osvaldo, Tello, Sérgio Oliveira, Evandro, Jesús Corona, André André, Miguel Layún, Danilo, Bueno e Imbula.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Lopetegui ultrapassa número de jogos de André Villas Boas


Com a partida desta noite em Moreira de Cónegos, Julen Lopetegui ultrapassará André Villas Boas no número de jogos como treinador principal do FC Porto, conforme pode ler esta sexta-feira em A BOLA.

O atual técnico dos russos do Zenit, que na época 2010/11 arrecadou os mais importantes títulos ao serviço dos dragões, exceção feita à Taça da Liga, contabilizou um total de 58 partidas na sua cadeira de sonho, número que será ultrapassado esta noite por Lopetegui. 

IN « abola.pt »

Helton associado ao interesse do Chelsea


Com 37 anos e contrato com o FC Porto até 2017, Helton vê o seu nome associado ao interesse do Chelsea. O jornal Daily Mail noticia que o guarda-redes brasileiro está na lista de José Mourinho para fazer face à baixa de Thibaut Courtois.

O treinador português tem apenas disponível no plantel sénior o bósnio Asmir Begovic, sendo que Courtois estará vários meses de baixa devido a lesão.

Helton surge então na lista de potenciais reforços, juntamente com outros guarda-redes experientes que têm estado relegados para o banco de suplentes nas suas equipas. Casos de Juan Pablo Carrizo (Inter Milão), Miguel Angel Moya (Atlético Madrid) e Víctor Valdés (Manchester United).

Sete alterações para o jogo com o Schalke 04


O guarda-redes André Caio, os defesas Ronan e Jorge Fernandes (Sub-19), os médios Enrick Santos e Rui Moreira e os avançados Rui Pedro (na foto) e Cláudio foram chamados por Luís Castro para o encontro com os alemães do Schalke 04, que marcará a estreia do FC Porto B na Premier League International Cup 2015/16. O jogo está agendado para sexta-feira, às 19h00, no Adams Park, em Buckinghamshire, Inglaterra, e terá transmissão em directo no Porto Canal.

Em sentido contrário, e em relação ao jogo no terreno do Atlético, no domingo, saem dos eleitos o guarda-redes Raúl Gudiño, os defesas Víctor García, Maurício e Chidozie, o médio Francisco Ramos e os avançados Gleison e André Silva, que se encontra lesionado. Recorde-se que os Dragões estão no grupo B da prova, que integra ainda os ingleses do Everton e Tottenham.

Lista de 18 convocados: André Caio e João Costa (guarda-redes); Cláudio, Enrick Santos, Graça, Ismael Díaz, Jorge Fernandes, Omar Govea, Pité, Rafa, Rodrigo Soares, Ronan, Ruben Macedo, Rui Moreira, Rui Pedro, Sérgio Ribeiro, Tomás Podstawski e Verdasca.


Cláusula de rescisão de Brahimi sobe para 60 milhões de euros


A cláusula de rescisão constante no contrato de Yacine Brahimi foi aumentada de 50 para 60 milhões de euros, comunicou esta quinta-feira o FC Porto à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. O argelino, de 25 anos, assinou em Julho de 2014 um contrato válido por cinco épocas com os Dragões, que adquiriram o seu passe aos espanhóis do Granada.

Em Junho de 2015, o FC Porto passou a deter 50 por cento dos direitos económicos do atleta, dando agora mais um passo para que continue a brilhar com a camisola azul e branca. O avançado já disputou 48 jogos oficiais pelos portistas e apontou 13 golos, incluindo um hat-trick na estreia na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Ricardo Costa: “Temos de ser inteligentes”


Após a vitória sobre o TATRAN Presov, os Dragões defrontam os espanhóis do La Rioja na 2.ª jornada da Liga dos Campeões.

O jogo entre os espanhóis do La Rioja e o FC Porto, da 2.ª jornada do grupo C da Liga dos Campeões da EHF, será um confronto entre duas equipas que utilizam “mais a inteligência do que a força”. Por isso, na antevisão do encontro – que se disputa este sábado, às 17h00 de Portugal Continental, no Palacio de los Deportes de La Rioja, em Logroño, com transmissão em directo no Porto Canal –, o treinador Ricardo Costa frisou precisamente o aspecto táctico e a necessidade de tomar as melhores decisões, em detrimento da vertente mais física do andebol.

“Temos de ser inteligentes para estar ao mesmo nível. Será um jogo completamente diferente daquele que fizemos com o TATRAN Presov, porque é uma equipa que joga de forma mais táctica e colectiva. É sempre muito difícil vencer em sua casa, é um ambiente muito complicado. Estive lá várias vezes pelo Ademar León, como jogador, e trata-se de um público muito conhecedor. Ano após ano têm terminado a Liga espanhola em segundo lugar, sendo que o primeiro está quase destinado ao Barcelona. Com certeza esperamos um jogo muito difícil”, previu Ricardo Costa.
Segundo aniversário do Museu FC Porto promete animação e festa


Programa de celebrações estende-se por 26, 27 e 28 de Setembro e inclui concertos, exposições e muitas surpresas.

O segundo aniversário do Museu FC Porto comemora-se a 28 de Setembro e é coincidente com o 122.º aniversário do FC Porto, mas as comemorações começam logo no dia 26, prolongando-se até ao dia de aniversário. A programação inclui realidade virtual com óculos VR, figuração histórica e desportiva, concertos ao vivo (Diana Martinez, Sónia Aráujo, Pedro Tatanka dos Black Mamba e Lulla Bye, entre outros), exposições, contos e histórias encenadas, insufláveis e diversões, tudo à mistura com ofertas surpresa aos visitantes. Para os sócios até aos 16 anos (desde que acompanhados) a entrada é grátis e inclui também a inauguração da exposição de pintura do antigo jogador e hoje artista plástico Albertino, na Sala Multiusos do Museu.

Este segundo aniversário acontece num momento em que o Museu FC Porto figura, há várias semanas, no primeiro lugar do ranking turístico TripAdvisor dos museus entre 89 estruturas culturais do Porto e da região Norte. No dia 26 de setembro, há a destacar, entre outras actividades, um evento de realidade virtual e figuração histórica e desportiva – propostas, aliás, transversais nos três dias - e dois concertos, pela Orquestra da Escola Pêro Vaz de Caminha (14h30) e por Diana Martinez (17h00), com acesso gratuito.
Lopetegui: “Somos uma equipa muito previsível” 


Na conferência de imprensa de antevisão do encontro entre Moreirense e FC Porto (sexta-feira, às 20h30, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, a contar para 6.ª jornada da Liga NOS), Julen Lopetegui apelidou a sua equipa de “previsível”. O adjectivo, que no futebol tem habitualmente conotações negativas, serviu neste caso para o técnico sublinhar a coerência do futebol dos Dragões, quer em casa quer fora. É esse padrão que o treinador quer ver mantido em Moreira de Cónegos, num encontro que é o “único foco” dos portistas, após o triunfo no clássico.

“O mais importante é saber reconhecer que cada jogo tem as suas dificuldades e as equipas do Miguel Leal são muito organizadas, trabalhadoras e competem bem. Não tenho dúvidas sobre o tipo de jogo que nos espera e temos ser capazes de superar essas dificuldades e ir à procura da vitória, que é o que nos interessa”, afirmou o basco, que encara o desafio com “optimismo, ambição e confiança”.
Lopetegui repete convocatória para jogo com Moreirense


Para o encontro com o Moreirense, o técnico do FC Porto, Julen Lopetegui, convocou os mesmos 18 jogadores que tinham sido chamados para a receção ao Benfica.

Os `dragões´ jogam esta sexta-feira (20.30 horas) em Moreira de Cónegos, em partida da 6ª jornada da I Liga. As duas equipas estão separadas por 12 pontos, com o FC Porto a liderar a tabela classificativa, com 13, e o Moreirense na penúltima posição, com apenas um. O jogo será arbitrado por Vasco Santos (Porto).

Lista de convocados do FC Porto:

Guarda-redes: Iker Casillas e Helton;
Defesas: Maxi Pereira, Maicon, Marcano, Martins Indi e Miguel Layún;
Médios: Danilo Pereira, Rúben Neves, Imbula, André André e Herrera;
Avançados: Corona, Tello, Brahimi, Varela, Aboubakar e Dani Osvaldo. 

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Corona na mira do Manchester City


O clube inglês terá estado, este domingo, no Estádio do Dragão para observar o avançado mexicano, no jogo contra o Benfica.

A notícia é divulgada pela imprensa daquele país, citada pelo jornal Record, que diz que um representante do Manchester City terá estado no Porto com esse propósito.

A curiosidade dos ingleses em Jesús Corona não é nova, já que, segundo as mesmas fontes, o clube terá mantido o jogador debaixo de olho desde a época passada. No caso de o mexicano ganhar projeção nos dragões, o emblema de Manchester poderá, então, tentar entrar em negociações.

Para já, o avançado tem vindo a ganhar o seu espaço de dragão ao peito, contando com dois golos em três jogos pelos azuis e brancos.

IN « zerozero.pt »


Ricardo Costa: “Fomos a melhor equipa”


​Treinador portista diz que os Dragões foram mais competentes, mas rejeita euforias: “temos os pés assentes na terra”.

Na antevisão do jogo de estreia​ na EHF Champions League, Ricardo Costa pediu coragem e arrojo e a equipa correspondeu com uma vitória expressiva​ (33-23) ​e uma exibição ao nível da competição que reúne os melhores do andebol europeu. O treinador do FC Porto estava, por isso, “muito, muito satisfeito” com o desempenho dos jogadores no final do encontro em que os azuis e brancos bateram o TATRAN Presov, no Dragão Caixa, por uns esclarecedores 33-23.

“Pelos números e pelo significado do jogo, julgo que foi a melhor que fizemos até ao momento na temporada. Foi o jogo mais completo e em crescendo desde o início. Na primeira parte, não gostei tivéssemos perdido a vantagem que chegámos a ter de cinco ou seis golos - isso não pode acontecer. De qualquer forma, fomos a melhor equipa em campo, a mais competente: estivemos bem em termos defensivos e podemos ser melhores ofensivamente. Estou muito, muito satisfeito com os atletas”, afirmou o técnico portista, em declarações ao www.fcporto.pt e ao Porto Canal.
Heptacampeões estreiam-se com vitória


O FC Porto venceu, no sábado, o TATRAN Presov por 33-23 no encontro inaugural do grupo C da EHF Champions League, disputado no Dragão Caixa. Foi a melhor entrada possível dos Dragões na competição, contra um adversário que é campeão da Eslováquia, numa partida em que se destacaram Quintana (com um punhado de defesas de elevada dificuldade), Yoel Cuni Morales e Gilberto Duarte (ambos com seis golos).

A primeira parte foi bastante disputada até à primeira diferença de dois golos entre as equipas, à passagem dos doze minutos, com um golo de Daymaro Salina a dar o 6-4 para os Dragões. Até esse momento, as equipas estudavam-se mutuamente e nenhuma permitia veleidades à outra, com os árbitros a exibirem um critério rígido, o que deu origem a três exclusões nos primeiros 18 minutos. Os Dragões descolaram no marcador aos 20 minutos, estabelecendo pela primeira vez uma diferença de quatro golos (11-7), e aos 24 surgia a maior diferença da primeira metade, com os portistas a liderar por 14-9. Até ao final do período, no entanto, os eslovacos esboçaram uma reacção e diminuíram para 14-11 (resultado ao intervalo), numa primeira metade em que Gilberto Duarte, que terminou o jogo com seis golos, era o melhor marcador dos Dragões, com três remates bem sucedidos.

André Silva com suspeita de lesão grave


O avançado André Silva lesionou-se, este domingo, ao serviço da equipa B do FC Porto na partida frente ao Atlético (3-2). 

O jogador sofreu uma entrada de Duarte Machado, tendo sido substituído aos 78 minutos.

No final da partida, o treinador Luís Castro revelou que poderia tratar-se de um problema com alguma gravidade, mas que só os exames posteriores poderiam determinar o tempo de paragem.

André Silva é o melhor marcado da Liga 2, tendo feito frente ao Atlético o oitavo golo na competição.

Ricky Álvarez pode ser confirmado até terça-feira


Ricky Álvarez está bem encaminhado para ser confirmado como reforço do FC Porto até terça-feira, segundo escreveu  A BOLA.

O médio argentino fará exames médicos amanhã e se tudo correr bem irá assinar contrato por uma temporada, possivelmente com cláusula de opção por mais um ou dois anos. 

Ricky Álvarez chega livre ao Dragão, depois dos ingleses não terem exercido a opção de compra a que estavam obrigados junto do Inter de Milão, onde o criativo jogou três épocas.

IN « abola.pt » 

“Bês” vencem na Tapadinha e mantêm liderança isolada


Gleison bisou no triunfo sobre o Atlético (3-2), em jogo da oitava jornada da Segunda Liga

​O FC Porto B soma e segue na Segunda Liga. Os “bês” portistas bateram este domingo o Atlético (3-2), na Tapadinha, somando a sexta vitória em oito jogos, registo que permite aos Dragões manter a liderança isolada da competição, agora com 18 pontos.

O encontro até começou de feição para o FC Porto B, que beneficiou de uma grande penalidade logo aos três minutos, por derrube a André Silva. Chamado a cobrar o castigo máximo, o avançado portista permitiu a defesa de Mickaël Meira e desperdiçou a oportunidade de dar vantagem aos azuis e brancos, que esta manhã alinharam de castanho. Aos 12 minutos, o árbitro João Bento assinalou nova grande penalidade, desta feita na área do FC Porto B e no seguimento de uma falta de Chidozie sobre Hélio Cruz. Vouho assumiu a responsabilidade e desfeiteou Raúl Gudiño, abrindo o activo na Tapadinha.

A reacção portista ganhou maior expressão na recta final da primeira parte, com dois golos em dois minutos. Depois de um cruzamento largo de Víctor García, Gleison aproveitou um mau domínio de Pité e rematou furiosamente para o fundo das redes (44m), estabelecendo a igualdade um minuto antes de servir André Silva para a reviravolta (45m). Foi o oitavo golo em outros tantos jogos para André Silva, que reforçou assim o estatuto de líder dos goleadores da presente edição da Segunda Liga.
Pinto da Costa regressou no clássico


Operado à vesícula a 29 de agosto último, Pinto da Costa marcou presença na tribuna do Estádio do Dragão para assistir à vitória do FC Porto no clássico com o Benfica.

De regresso ao trabalho no início desta semana, o presidente dos azuis e brancos falhara os jogos com Estoril e Arouca, para o Campeonato, e com o Dínamo Kiev, na Ucrânia, referente à primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

«Equipa enorme, adeptos enormes» - Casillas


Iker Casillas utilizou as redes sociais para celebrar a vitória do FC Porto no clássico com o Benfica, o primeiro do guarda-redes espanhol no futebol português.

«Equipa enorme, adeptos enormes. Somos Porto», escreveu no Twitter o guardião dos azuis e brancos, a acompanhar duas fotografias das bancadas do Estádio do Dragão, que esta noite recebeu mais de 49 mil espectadores para o jogo grande da 5.ª jornada da Liga.

Maicon: “Procurámos a vitória a todo o momento”


Capitão dos Dragões disse que os portistas atingiram o objectivo a que se propuseram no clássico.

Maicon deu os parabéns a toda a equipa após a vitória no clássico deste domingo frente ao Benfica (1-0), que colocou os Dragões com quatro pontos de vantagem sobre os lisboetas. «Procurámos sempre a vitória e eles vieram para empatar. Têm a estratégia deles, tentam segurar a bola e parar o jogo. Controlámos o jogo do primeiro ao último minuto e fomos premiados no final. Uma vitória em cima do nosso maior rival é sempre mais agradável», reconheceu o central brasileiro, em declarações ao Porto Canal. 

“Graças a Deus conseguimos os três pontos, que eram o nosso objectivo neste clássico. Procurámos a vitória desde o início, enquanto o adversário veio apenas para tentar empatar, procurando segurar a bola, perder tempo e fazer bastante pressão. Dominámos o jogo de início ao fim e fomos premiados com a vitória, que foi o mais importante. Este é um resultado que nos dá moral para a próxima partida”, referiu Maicon.

O capitão deixou ainda uma palavra aos companheiros após uma vitória que definiu como “muito agradável”: “A equipa está de parabéns, deu o máximo, entregou-se, ‘deu a cara para bater’ e foi bom conseguirmos este resultado”.


Maxi Pereira: “Ganhar um clássico é sempre especial”


O defesa Maxi Pereira surgiu com um largo sorriso na sala de imprensa do Estádio do Dragão após a vitória do FC Porto sobre o Benfica deste domingo (1-0), considerando o momento que viveu no Estádio do Dragão como “muito bonito”. No entanto, o lateral mantém os pés bem assentes na terra, dizendo que os portistas “não ganharam nada ainda”, mas não deixando de referir que “um clássico é sempre um clássico”.

“Sinto uma alegria muito grande pelos meus companheiros de equipa, pelo que trabalhámos durante a semana. Ganhar um clássico é sempre especial, caiu para nós e estou muito contente. Foi normal os jogadores do Benfica puxarem por mim; os clássicos são mesmo assim, cada qual vive à sua maneira e o Benfica defende a sua camisola e eu a minha. Foi muito bonito porque ganhámos, o que me deixa muito contente. Não ganhámos nada, mas um clássico é sempre um clássico”, disse o uruguaio.

Maxi Pereira afirmou ainda que os Dragões tiveram várias oportunidades para fazer o golo ainda antes do momento em que André André colocou a bola no fundo das redes: “Na primeira parte tivemos alguns problemas com jogo aéreo, mas também tivemos algumas jogadas em que podíamos ter feito golo. Foi bonito ganhar e, no caso de um clássico, é uma felicidade muito grande pelos meus companheiros e também pela minha famiília”.

IN « fcporto.pt »

André André: “Não vai ser fácil dormir”


Sorridente, feliz e nas nuvens. No final do clássico deste domingo, em que marcou o único golo do jogo (1-0), o médio André André mostrou-se satisfeito pela vitória, que definiu como “importante”, ao mesmo tempo que considerou o resultado “justo”. O médio foi o MVP da partida e recebeu o prémio das mãos de Rui Lopes Ferreira, presidente-executivo da UNICER.

“Não vai ser fácil dormir, porque era um sonho que eu tinha e sinto-me realizado. Tenho aproveitado todos os minutos que o mister Lopetegui me tem dado, mas creio que a vitória do FC Porto é mais importante do que o plano individual. Além dos três pontos, este resultado dá-nos mais confiança e temos de aproveitar, trabalhar forte, entrar para cada jogo como se fosse o último e continuar na frente”, disse André ao Porto Canal.

O médio, que classificou a jogada do golo como “muito bonita”, afirmou que o FC Porto “mereceu totalmente” a vitória: “Na primeira parte foi equilibrado, mas sempre com as melhores oportunidades para nós. A segunda parte começou com um cabeceamento do Aboubakar ao poste, mas felizmente continuamos a atacar e acabamos por vencer. É sempre difícil gerir as emoções no clássico, mas somos profissionais, temos de saber lidar com isso e felizmente deu para o nosso lado”.

IN « fcporto.pt »

Lopetegui: “Fomos muito superiores”


​Treinador destacou a justiça do triunfo portista e distribuiu elogios por todos os jogadores, mesmo os que não jogaram​.

“Absolutamente merecida”. Foi assim que Julen Lopetegui classificou a vitória do FC Porto sobre o Benfica (1-0)​, este domingo, no Estádio do Dragão, que vale a liderança isolada, ainda que provisória, da Liga portuguesa. O treinador espanhol admitiu que na primeira parte, apesar de terem controlado o jogo, os Dragões tiveram que sofrer, mas defendeu que na segunda foram “muito superiores” e foram os úncios em campo que quiseram ganhar o jogo.

Lopetegui começou por considerar que os Dragões foram “inteiramente merecedores” dos três pontos conquistados nesta quinta jornada. “Na primeira parte, tivemos o controlo do jogo, mas faltou-nos jogar por fora. Sofremos um pouco nas bolas paradas, em que o Benfica é forte, Mas a verdade é que não criou muito mais perigo para além desses lances. Na segunda parte, fomos claramente superiores, em jogo, em ocasiões de golo, em posse de bola, em remates, em tudo e devíamos ter inaugurado o marcador antes, porque tivemos oportunidades para isso. Fomos a única equipa que quis ganhar”.
O clássico do Mestre André


O FC Porto recebeu e venceu este domingo o Benfica (1-0), no Estádio do Dragão, em jogo a contar para a quinta jornada da Liga NOS. Um golo solitário de André André, aos 86 minutos, permitiu aos azuis e brancos chegar aos 13 pontos e manter a liderança do campeonato.

A primeira parte do clássico apelou ao sentido táctico de ambas as equipas e o equilíbrio foi a nota dominante, mas apesar de ter sido o FC Porto o primeiro a assumir as depesas ofensivas do encontro, foi o Benfica quem esteve mais perto de inaugurar o marcador. Logo aos oito minutos, um canto cobrado por Gaitán encontrou a cabeça de Mitroglou e este proporcionou a Casillas a primeira defesa vistosa da noite. Instantes depois, o guardião espanhol dos Dragões voltou a ser chamado a intervir, estirando-se para travar um cabeceamento de Luisão desviado com a ponta da chuteira por Mitroglou (11m). Os primeiros avisos chegaram de vermelho e Layún ainda tentou o alvo aos 40 minutos, mas o remate saiu ao lado e o nulo arrastou-se até ao intervalo.

O FC Porto entrou mais acutilante para a etapa complementar e demorou apenas três minutos até criar a mais flagrante oportunidade de golo. André André serviu Aboubakar de forma milimétrica e foi precisamente por milímetros que o avançado camaronês não abriu o activo no Dragão, cabeceando ao poste em zona privilegiada (48m). O ascendente portista conheceu novo episódio perto da hora de jogo, novamente com André André e Aboubakar nos papéis principais. O médio português lançou o camisola nove em velocidade nas costas da defensiva lisboeta, mas este não conseguiu ultrapassar Júlio César no momento da verdade (59m). Em abono da verdade, o Benfica praticamente não existiu no segundo tempo, à excepção de um cabeceamento por cima de Mitroglou (73m).

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Folha: “Faltou-nos a bola para controlar o jogo”


Folha não estava, naturalmente, satisfeito com a exibição da equipa de Sub-19 na estreia na Youth League, esta quarta-feira, frente ao Dínamo Kiev (1-2). Para o treinador portista, os jovens Dragões cometeram dois pecados fundamentais na segunda parte do encontro: abdicaram do seu estilo de jogo e permitiram que o adversário impusesse o seu.

“Deixámos de jogar o nosso jogo e, quando isso acontece, temos muitas dificuldades. Passámos a jogar o jogo do adversário, que é um jogo de transições, o que nos criou bastantes dificuldades. Faltou-nos alguma frescura física e, sobretudo, faltou-nos bola para controlar o jogo, permitindo que o adversário saísse em transição”, afirmou Folha, em declarações no final da partida.

O técnico azul e branco admitiu que este não era o resultado esperado nem o desejado, mas lembrou que o caminho é longo e que a equipa vai tentar “ser mais forte” já no próximo jogo da prova, frente ao Chelsea, no dia 29 de Setembro, pelas 11h00, no Estádio Luís Filipe Menezes, no Olival.

IN « fcporto.pt »

Sub-19 perdem na estreia na Youth League


Os Sub-19 perderam, esta quarta-feira, com o Dínamo Kiev por 2-1, na primeira jornada do grupo G da UEFA Youth League, com o único golo dos portistas a ser marcado pelo defesa Jorge, aos três minutos. Os comandados de António Folha começaram o encontro a todo o gás e chegaram à vantagem bem cedo, mas permitiram o empate com o intervalo à vista e sofreram o 2-1 aos 80 minutos, o que resultou numa estreia indesejada na competição.

Dificilmente os comandados de Folha poderiam ter desejado um início melhor da partida. Ruben Macedo cruzou de forma exemplar para a área o livre correspondente à primeira falta do encontro, aos três minutos, e Jorge cabeceou de forma indefensável para o primeiro golo. O Dínamo acusou o golpe e os portistas dominaram a partida durante os primeiros 25 minutos. Os ucranianos reagiram no minuto seguinte, com um remate ao poste de Schcebetun e começaram a acercar-se com mais perigo da área dos Dragões, chegando ao golo do empate aos 41 minutos, fruto de uma jogada de entendimento na direita e um remate colocado de Taranukha (1-1).
Casillas dá o mote para jogo em Kiev


Iker Casillas utilizou as redes sociais para partilhar com os fãs o seu estado de espírito na contagem decrescente para o jogo com o Dínamo Kiev.

«Começa a Liga dos Campeões, muitas `ganas´ e ambição! Vamos Porto!», escreveu no Twitter o internacional espanhol, que se prepara para igualar, esta noite, o seu compatriota Xavi Hernández no topo da lista dos jogadores com mais partidas (151) disputadas na principal prova de clubes da UEFA.

Chelsea avança por Rúben Neves em janeiro


A imprensa inglesa está a avançar com o interesse do Chelsea no médio português Rúben Neves, do FC Porto.

A informação, avançada pelo site HITC Sport e destacada por jornais britânicos de referência, dá conta da possibilidade de o clube londrino avançar com uma proposta na reabertura do mercado de transferência.

O jogador de 18 anos é visto por José Mourinho com um investimento para o futuro, alternativa a Paul Pogba, da Juventus, que está já fora da lista de potenciais reforços.

«Não tive o comportamento correto em Munique» - Lopetegui


Expulso em Munique, nos quartos-de-final da edição anterior da Champions, Julen Lopetegui está impedido de exercer as suas funções no banco do FC Porto, esta noite, em Kiev. 

O treinador dos azuis e brancos vai assistir ao jogo da bancada, deixando a gestão da equipa entregue aos seus adjuntos. 

«Fui expulso no último jogo do ano passado na Champions, em Munique, onde não tive o comportamento correto, pois dei um pontapé numa garrafa. Estou suspenso por um jogo. São as regras. Confio na minha equipa técnica e nos jogadores», enfatizou Lopetegui.

«Voltamos à Champions com as esperanças e a ambição de sempre» - Lopetegui


Julen Lopetegui, treinador do FC Porto, utilizou as redes sociais para mostrar a sua confiança para o desafio desta quarta-feira frente ao Dínamo Kiev, referente ao à primeira jornada do grupo G da Liga dos Campeões.

«Voltamos à Champions League com as esperanças e a ambição de sempre! A exigência é grande mas #SomosPorto», publicou o técnico espanhol, na sua conta oficial no Twitter.

«Não sinto pressão? Sem ela mais valia ficar em casa» – Casillas


O guardião espanhol Iker Casillas garantiu que está fortemente motivado para ajudar o FC Porto a conquistar os títulos nas competições em que participa.

«Continuo a sentir pressão e sem ela seria mau. Mais valia ficar em casa a ver o jogo na televisão. Gosto de desafios e no FC Porto tenho um desafio diferente e quero ter sucesso, vencer os três títulos e fazer uma grande campanha na Champions», afirmou Casillas, em conferência de Imprensa.

«Vencer a Champions? Temos de pensar jogo a jogo» – Casillas


Depois de ter defendido as cores do Real Madrid, onde venceu três Liga dos Campeões, Iker Casillas revelou que está pronto para o desafio de ajudar o FC Porto frente ao Dínamo Kiev na Champions.

«Nesta Liga dos Campeões temos pensar partida a partida. O ano passado competiram com o Bayern cara a cara, pelo que o objetivo é sempre superar o que fizeram no ano passado. Para mim é igual», afirmou Casillas, em conferência de Imprensa.

O guarda-redes espanhol contabiliza 16 anos na Liga dos Campeões e amanhã iguala Xavi com 151 jogos na competição.

«Vou ser mais um e vou dizer aos meus companheiros que não me têm de ver como um jogador diferente. Vou tentar fazer o melhor possível e no final da temporada espero festejar todos juntos a nível nacional e internacional.»

«Estamos encantados com Casillas»    Lopetegui


Iker Casillas prepara-se para se tornar no jogador com mais jogos na Liga dos Campeões. O treinador do FC Porto não poderia estar mais satisfeito com a atitude do guarda-redes contratado ao Real Madrid.

«Estamos encantados com a atitude e o rendimento de Iker. É um jogador de equipa, tal como pretendíamos», elogiou Julen Lopetegui na conferência de Imprensa de lançamento do jogo desta quarta-feira diante do Dínamo Kiev.

«Temos de dar o melhor de nós»  Lopetegui


O treinador do FC Porto reconhece qualidade ao adversário na estreia da Liga dos Campeões, salientando também que o Dínamo Kiev iniciou mais cedo a época. Por isso, Julen Lopetegui pede máximo empenho aos seus jogadores.

«Vamos defrontar uma equipa a nível individual e coletivo muito forte, mas queremos fazer aquilo que queremos sempre: jogar bom futebol e competir bem, com a máxima ambição», afirmou Lopetegui.

Os campeões ucranianos vão cumprir diante dos dragões o 10.º jogo oficial na época, enquanto o FC Porto leva 5. «Eles têm um ritmo mais elevado, porque começaram a época mais cedo, daí percebermos haver mais dificuldades. Vamos tentar equilibrar isso, com toda a ambição que temos, sabendo que temos de dar o melhor de nós», comentou Lopetegui.
Artur Soares Dias é o árbitro do clássico de domingo


Artur Soares Dias (AF Porto) será o árbitro do FC Porto-Benfica, jogo grande da quinta jornada da Liga, marcado para o próximo domingo, às 19.15 horas, no Estádio do Dragão. 

As outras nomeações da ronda também foram divulgadas esta terça-feira. 

Herrera renova até 2019


O FC Porto anunciou terça-feira, através da newsletter Dragões Diário, a renovação de contrato de Hector Herrera por mais duas temporadas, estendendo-se agora a ligação ao médio mexicano até 2019.

Segundo a publicação oficial dos azuis e brancos, coube a Pinto da Costa assinar os papéis do novo contrato do jogador de 25 anos.

Herrera chegou ao Dragão em 2013/2014 proveniente do Pachuca, do México.

FC Porto tem o 18.º plantel mais valioso, logo seguido do Benfica


Segundo dados do «site» Transfermarkt, especializado em avaliar jogadores, o FC Porto tem o 18.º plantel mais valioso entre as 32 presentes na fase de grupos da Liga dos Campeões. O Benfica surge no lugar imediatamente a seguir.

O plantel dos dragões surge avaliado em 164,95 milhões de euros, enquanto o Benfica é contabilizado em 153,3 milhões. Na liderança surge o Real Madrid, com Cristiano Ronaldo e companhia avaliados em 715,5 milhões de euros, seguido do Barcelona (657,5 milhões) e do Bayern Munique (559,25 milhões).

Eis a lista:
Imbula entre os jogadores em destaque


O diário espanhol Marca assinalou o médio do FC Porto como um dos jogadores para seguir na Liga dos Campeões.

Lembra-se que o clube azul e branco pagou ao Marselha 20 milhões de euros para contratar Imbula, realçando a vontade do jogador em comprovar esse valor.

Além do médio francês, a Marca destaca ainda Kingsley Coman (Bayern), Paulo Dybala (Juventus), Paulo Dybala (Juventus), Rabiot (Paris Saint-Germain), Max Kruse (Wolfsburgo), Patrick Roberts (Manchester City), Drmic (Borussia Moenchengladbach), Julian Brandt (Bayer Leverkusen) e Oliver Torres (Atlético Madrid, que na última época esteve ao serviço do FC Porto).

Evandro e João Costa convocados para Kiev


O médio Evandro e o guarda-redes João Costa, da equipa B, são as novidades na convocatória de Lopetegui para o jogo com o Dínamo Kiev, a contar para a primeira jornada do grupo G da Liga dos Campeões, que se disputa na próxima quarta-feira às 20.45 horas (19h45 em Lisboa). 

Relativamente à partida com o Arouca, o defesa Marcano é o único ausente, devido a castigo.

Lista de convocados: Helton, Casillas, João Costa, Maxi Pereira, Martins Indi, Maicon, Rúben Neves, Brahimi, Aboubakar, Dani Osvaldo, Tello, Evandro, Herrera, Jesús Corona, André André, Miguel Layún, Danilo, Alberto Bueno, Imbula e Cissokho.